Lançamento : Silêncios e Transgressões. O Protagonismo das Mulheres Brasileiras no Seculo XX

A publicação organizada pela Profª. Zélia Lopes da Silva/UNESP  campus de Assis, 2018, analisa as distintas experiências de mulheres brasileiras do  sec. XX em tempos e espaços distintos com  novas abordagens que retomam as fontes e  exploraram  questões que são contundentes em nossa sociedade e que se mantém com permanências observadas no tempo presente como…

Veja mais

Teoria KING KONG: uma reflexão critica sobre Sexo e Violência da autora Virginie DESPENTES

Uma leitura necessária para entender os obstáculos  que se colocam para captar os comportamentos machistas e misógino dos homens  através da violência imposta ao corpo feminino. O sexo  é constantemente silenciado e sendo visto como “demonizado social ” persegue os comportamentos que fogem as regras  ditadas . Ao fazer referência ao filme KING KONG, elabora…

Veja mais

“Apagaram tudo, pintaram tudo de cinza…” Escadaria da Unesp de Botucatu foi alvo de repressão nesta manhã (26/10)!

O coletivo Genis, coletivo feminista da Unesp de Botucatu desde 2013, denunciou nesta manhã o ocorrido com a Escadaria da universidade, pintada pelas estudantes e integrantes do Coletivo em protesto aos casos de assédios sexuais, estupros, violências e trotes machistas, no início do ano de 2014, para a recepção de ingressantes. Ver: http://www.fmb.unesp.br/#!/noticia/1516/coletivo-genis-realiza-pintura-de-escada-proxima-a-biblioteca/ Na página do facebook…

Veja mais

Ideologia de Gênero, fundamentalismo religioso e campanha eleitoral (2017-2018) na Costa Rica

Gabriela Arguedas-Ramírez , professora da Escola de Psicologia da  Universidade da  Costa Rica (UCR) e pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisa da Mulheres (  CIEM ) divulgou uma parte de um Projeto de Pesquisa Regional sobre políticas antidireitivas e de gênero na América Latina, liderado pela Sexuality Policy Watch, abordando as questões do  : Neoliberalismo, ansiedade e…

Veja mais

“Apagaram tudo, pintaram tudo de cinza…” Escadaria da Unesp de Botucatu é alvo de repressão (26/10)!!!

O coletivo genis, em sua página do facebook, soltou uma nota de repúdio ao ocorrido com a Escadaria da Unesp de Botucatu. Pintada em 2013 por estudantes e integrantes do coletivo feminista Genis, contra casos de assédio, violências e trote machista, a escadaria se tornou simbolo da luta feminista dentro da Universidade! E  HOJE (26/10/2018)…

Veja mais

Nova lei de Proteção das mulheres contra a importunação sexual, estupro e…

A nova Lei  altera o Código Penal  ampliando o rigor  diante de crimes como  a importunação sexual , do  estupro coletivo (  homens que se masturbarem ou ejacularem em mulheres em locais públicos)  e  casos de divulgação de imagens de sexo sem consentimento . Embora haja divergentes quanto a  uma ação pública incondicionada, isto sem o “ aval da…

Veja mais

Pontos de Vista : a arte de Bernard Pras (1952) e a possibilidades dos” olhares

Bernard Pras  , artista francês tornou-se o ” gênio” da  montagem e da  técnica da anamorfose. Utilizando sucatas, materiais variados  consegue criar uma ilusão de ótica , uma projeção distorcida, que ai ser observada  a partir de ângulos de visão de  nos mostra  perspectivas  diversas e possibilidades interpretativas. Sua técnica pode ser relacionada ao campo…

Veja mais

Programa de Pós Graduação – Mestrado Profissionalizante em Sociologia /ProfSocio UNESP

Dando sequencia a Programação Semestral do ProfSocio/UNESP, campus de Marília  os professores : Lidia Possas e Daniel Lopes  estão oferecendo  a Disciplina Teoria das Ciências Sociais 2  –  29/09, 20/10 e 24/11 e 1/129 das 8:00hs-17:00hs) A temática proposta:  Natureza e Cultura Indivíduo e Sociedade Etnocentrismo Identidade Juventudes Na 1ª aula( 20/09) tratamos da introdução…

Veja mais