Algoritmos reforçam discriminação

Tecnologias baseadas em big data estão reforçando estereótipos de gênero, de classe e de raça. Um estudo da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, analisou dados de dois bancos de imagens e concluiu que os algoritmos muitas vezes agravam a discriminação por causa de vieses implícitos nos dados.

https://brasil.elpais.com/brasil/2017/09/19/ciencia/1505818015_847097.html?%3Fid_externo_rsoc=FB_BR_CM&fbclid=IwAR26s3A7Li6KBRno4jZOyC-ZPmjWOk-ErX1L6qY5GY7R2kOeCpRnJqzeoI8

Manual orientando sobre a Diversidade – 2018 Diretoria de Promoção de Direitos LGBT

Um material bem organizado  didaticamente pela  Diretoria de Promoção de Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais ligada a Secretaria Nacional de Cidadania  visando indicar  leituras simples e cotidianas para exemplificar os temas, que diz  respeito a conceitos básicos, questão de saúde e , principalmente questões de gênero acompanhado de uma reflexão mais aprofundada sobre como tratar…

Veja mais

O Laboratório Interdisciplinar de Estudos de Gênero /LIEG – UNESP retomará as atividades

O Laboratório Interdisciplinar de Estudos de Gênero/LIEG , da UNESP, campus de Marília retomará suas atividades  com o  Grupo de Estudos  com leituras  de artigos selecionados e debates no dia 9/04 a partir das 14:00 .Outras ações serão desenvolvidas como Workshop e  cinema. Local : UNESP/ Campus2 , situada na Vicente Ferreira em Marília. Logo…

Veja mais

As Fraternidades nas Universidades americanas provocam mortes durante os Trotes!!!

Trotes violentos praticados pelas  Fraternidades nas Universidades americanas provocam mortes !!! São a associações, grupos  existentes desde o sec. XIX,( formados por estudantes  brancos e heteros)  possuem , ainda hoje  normas e praticas de  ingresso para os  estudantes calouros  com exigências e o  cumprimento  de  ” ritos de passagem”  (  Veja  a matéria “Universitário de…

Veja mais

XIV Semana da Mulher : Direitos Humanos. LGBT, Educação para a Igualdade de Gênero

Trata-se de um evento de natureza acadêmico-científico, multidisciplinar com  objetivo apresentar e debater estudos sobre a temática da mulher e das relações sociais de gênero  visando como público:estudantes dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia e Ciências-UNESP/Campus de Marília, de outras Instituições de Ensino Superior, professores(as) de todos os níveis de…

Veja mais

Procurando entender a violência no caso de Suzano : o mito da Virilidade como armadilha para os dois sexos!!!

O livro da francesa Olivia Gazalé ( cientista  política e filosofa) ” Le Mythe de la Virilité- um Piege pour les Deux Sexes” procura entender  como a dominação masculina foi fabricada moldando a sua virilidade extrema e colocando a mulher em uma posição de subalternidade/inferioridade Reconhecemos que o movimento hastag # Me Too provocou  uma…

Veja mais

Mulheres sofrem assedio !!! Enfrentando a violência em espaços de trabalho e estudantil.

São inúmeros as denuncias de casos de assedio à mulheres  em ambiente de trabalho e universitário. Os casos estão vindo à toma com a conscientização e resistências  que vem gerando a organização de coletivos em redes midiáticas. Segundo reportagem da Carta Capital  ” em março do ano passado, mais de 50 repórteres esportivas lançaram o…

Veja mais