Dossiê “Historiadores e historiadoras, esses desconhecidos: Quem e como se escreve a História”

Um Dossiê que evidencia o trabalho de historiadores/as  e a historiografia. Creio que seria urgente produzir um ” dossiê” sobre as historiadoras brasileiras e as contribuições para a historiografia brasileira. Aprsentação Fábio Franzini 11-14 Escavando ruínas: Memória, fronteira e escrita da História na narrativa de Alfredo Taunay Wilma Peres Costa Ramiz Galvão, historiador e bibliotecário:…

Veja mais

Narrativas digifeministas

Ontem o texto discutido no LIEG foi “Narrativas digifeministas – arte, ativismo e posicionamentos políticos na internet”, de Carla de Abreu, professora na Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (FAV/UFG) e doutora em Artes Visuales y Educación  pela Universidade de Barcelona/Espanha. Além dos integrantes do grupo de estudos estiveram presentes membros do…

Veja mais

As formas e os conteúdos de ideias sobre as relações de gênero não são estáticos!!!

A trajetórias dos estudos recentes  sobre os intelectuais negros  visando construir a inclusão social, nos leva a pensar cada vez mais sobre  porque a equidade de gênero é ainda uma questão desafiadora em nossa sociedade . Os índices e dados levantados  pelo LIEG/UNESP tem demonstrado que a violência de gênero  assume proporções alarmantes a cada…

Veja mais

LASA/2018 – Barcelona – “Género y Feminismo en un Mundo Globalizado: el protagonismo de las mujeres”. Gender and Feminist Studies

The Gender and Feminist Studies LASA  – Pre Conferencia a ser realizada em Barcelona : 22/05/2018 Local:  Na Universidad de Barcelona (UB), Laboratorio Antropología, Facultad de Geografía e Historia,: 1º Piso “A Seção de Estudos de Gênero e Feminista da LASA dedica-se a promover o trabalho em rede e o diálogo sobre questões relacionadas a mulheres e…

Veja mais

Universidade do Sagrado Coração/USC – 2° Redescobrindo o Brasil: Mulheres e Universidade. Lutas e Resistências- 16/05/2018

Palestra  com a Profª.Drª. Lidia M V Possas/ LIEG – UNESP Objetivo é analisar a como  presença das mulheres no espaço acadêmico, como  intelectuais   não foi algo dado passivamente, mas de árduas conquistas. Lutas e resistências fizeram parte dessa trajetória histórica para transforma-las em um sujeito feminino. Considerando  o estigma de representarem o  “ Segundo Sexo”,  enfrentaram múltiplos desafios no exercício  de atividades como…

Veja mais

Ideologia de Gênero!!!

Artigo  da Professora, Sandra Duarte de Souza  doutora em Ciências da Religião (UMESP) com pós-doutorado em História Cultura/UNICAMP. O texto traz contribuições importantes para elucidar o grande debate nacional  que “mobilizou setores católicos e evangélicos no combate ao que se denominou “ideologia de gênero”, distorcendo sentidos e significado de uma categoria   teórica que contribuiu para  entender as…

Veja mais