2011 - 2014

Feminismos, Gênero e Viuvez. A invisibilidade das narrativas de viúvas nos movimentos sociais e de resistência às Ditaduras. Brasil e Argentina nos anos 70-80

Descrição: O foco da investigação é a relação entre os feminismos e a viuvez provocada pela ditaduras militares latino-americanas, mais precisamente no Brasil e na Argentina, no período de repressão, denominado anos de chumbo , compreendendo as décadas de 70-80. Trata-se de evidenciar a história diante da complexidade de uma totalidade dada, de um conceito naturalizado e da memória oficial e enquadrada que seleciona fatos e institui passado. E com isso exclui indivíduos e cidadanias reforçando estereótipos e silenciando possíveis protagonismos. Pretendo evidenciar como a viuvez, principalmente a feminina no tempo presente assume maior visibilidade nas lutas por justiça e direitos e praticas comemorativas , No entanto o estado da viuvez não foi contemplado em nenhuma das imagens das lutas das mulheres contra a ditadura, como observamos na presença e na ação das mães, avós, irmãs e filhas. Os distintos movimentos feministas latino americanos tem ignorado qualquer forma de protagonismo e a permanência da invisibilidade é um enigma apesar de reconhecerem que muitas mulheres, militantes e ou não foram oficialmente casadas e tiveram seus companheiros seqüestrados e assassinados. Seriam as representações tradicionais da viuvez uma forma de desmobilização? Por que na memória de um passado recente ela foi ignorada? O valor simbólico, o termo/palavra ainda repleto de significações não seria oportuno para aglutinar pessoas, representar as lutas e as resistências? Essa pesquisa pretende recuperar os protagonismos existentes, as distintas apropriações de modo a revelar identidades possíveis de serem captadas pelas subjetividades dos relatos, das memória subterrâneas. Para tanto pretendemos retomar as trajetórias de mulheres brasileiras e argentinas engajadas ou não em movimentos de resistência ao regime e de democratização e que hoje lutam pelos direitos de indenização, de ter a palavra, de (re) construir outras identidades . .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 1) .
Integrantes: Lidia Maria Vianna Possas – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro..

2010 – 2012

O impacto da(s) Teoria(s) Feminista(s) na criação e implementação de Políticas Públicas no enfrentamento à violência contra as mulheres: A proposta de alternativas frente ao estudo comparativo das realidades distintas dos municipios Marilia e Maringa

Descrição: Trata-se de uma pesquisa nos municípios de Marília-SP e Maringá-PR visando analisar uma rede composta pelas Secretarias, Assessorias ou Coordenadorias da Mulher e Centros Referência de Atendimento à Mulher,juntamente com a DEAM, Conselho Municipal da Mulher, Instituto Médico Legal, entre outras entidades que integram uma frente de atendimento e enfrentamento à violência contra a mulher tendo em vista observar e analisar o funcionamento desta rede de serviços de articulação coletiva, que configura-se como espaço propício para produzir e circular informações, apresentar discussões/reflexões e difundir idéias, possuindo uma estrutura democrática e de menor custo público para a realização de políticas públicas, visto que nela os serviços atuam sem hierarquias, por vontade coletiva. Assim, a criação e fortalecimento das redes de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica constituem uma das plataformas primordiais na luta pelo enfrentamento da violência de gênero. Observamos que as duas cidades a serem pesquisadas vivem temporalidades convergentes na implementação de políticas para as mulheres. Para uma análise comparativa entre estes municípios,optamos por uma metodologia que será utilizada em 5 momentos: a) Resgate histórico e sistemático dos discursos e das teorias feministas através de bibliografia temática; b)Mapeamento da situação atual das políticas de enfrentamento à violência contra a mulher em ambas as localidades; c) Análise in loco das práticas das agentes por meio de processos etnográficos de observação;d) Entrevistas semi-estruturadas buscando identificar as trajetórias individuais na construção de uma pauta local de enfrentamento à violência; e) Por fim, avaliar as políticas públicas utilizando os critérios analíticos de eficiência, eficácia e efetividade social das mesmas. Nosso campo de observação, nessa primeira fase do projeto, focará, substancialmente, as políticas públicas no enfrentamento à violência contra as mulheres, analisan.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 4) / Mestrado acadêmico ( 2) / Doutorado ( 1) .
Integrantes: Lidia Maria Vianna Possas – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.Número de orientações: 1.

2010 – 2010

Gênero na Escola: Aprimorando Conceitos e Discutindo Práticas

Descrição: O projeto é fruto do compromisso com as atividades de Extensão visando ampliar para a comunidade, especialmente professores do Ensino Infantil e Fundamental da Rede Pública Municipal de Marília-SP, reflexões e debates sobre questões que reproduzem diferenças sexuais e que criam desigualdades de gênero, desde a educação infantil até o ensino universitário. Em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e com a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura Municipal de Marília. Para tanto, neste Módulo I, o projeto desenvolveu-se em duas frentes de trabalho: pesquisa e capacitação docente, objetivamos conceituar Gênero , visando à compreensão de seu uso atual e relevância frente às políticas de inclusão social e de garantia de direitos e equiparidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação ( 8) / Mestrado acadêmico ( 1) / Doutorado ( 2) .
Integrantes: Lidia Maria Vianna Possas – Coordenador.
Financiador(es): Pro Reitoria de Extensão da Unesp – Auxílio financeiro..Situação: 
Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 4) / Mestrado acadêmico ( 2) / Doutorado ( 1) .
Integrantes: Lidia Maria Vianna Possas – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.Número de orientações: 1.

2008 – Atual

Missões Diplomáticas na América Latina – Atuando no Ensino de Graduação de RI

Descrição: O Projeto se aplica ao Ensino de Graduação e visa realizar uma experiência didático -pedagógica com os alunos do Curso de RI, do 2º ano integrando os conteúdos estudados, as leituras realizadas e principalmente as questões históricas abordadas sobre a formação dos países latino americanos após a independência, tendo em vista as especificidades.Trata-se de confirmar as ricas possibilidades de integração efetiva entre o Ensino e a Pesquisa na Graduação.Os alunos organizados em Grupos de diplomatas brasileiros propõem Missões Diplomáticas nos países da América latina, a partir de uma tema .Cada Grupo recebe orientação geral para a elaboração de um Projeto da Missão Diplomática _ MD e acompanhamento individualizado/grupo para subsidiar a indicação bibliográfica, a identificação da abordagem histórica dos autores escolhidos fundamentando a opção por uma abordagem da cultura . Cada MD deve partir de uma questão problematizadora, fundamentado-se em dados atualizados sobre os países junto às Embaixadas e Consulados no Brasil. A experiência com o Projeto teve início em 2006 e vem analisando distintas temáticas: 2006- América latina e o estudo das representações e sua relação na construção da identidade nacional; 2007 Os populismos em cena , procurando entender as distintas experiências: as Expressões Típicas do populismo: Varguismo(1930-1954; 1941-1954), Peronismo (1946-1955); o Cardenismo (1934-1940); as Expressões do neopopulismo: Fujimore no Peru( 1993); Menen na Argentina ( 1990); Collor no Brasil( 1990-1992); e Nova onda populista na AL com Chaves na Venezuela e Morales na Bolívia; 2008 As raízes indígenas: ontem e hoje , analisando a ancestralidade cultural e histórica e o papel como novos atores sociais na América latina. Os países pesquisados foram : México, Peru, Nicarágua, Venezuela, Bolívia, Equador e Paraguai. . .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 40) .
Integrantes: Lidia Maria Vianna Possas – Coordenador.

2004 – Atual

Cidades Paulistas Estudo do cotidiano, da violência e das relações de gênero no processo de modernização/modernidade. A sociedade e cultura no séc. 20

Descrição: O projeto se propõe explicar as peculiaridades e singularidades do processo de modernização/modernidade das cidades do oeste paulista a partir da década de 30, através de uma análise pontual de uma documentação jurídica inédita ( Inquéritos Policiais) , associada a uma discussão teórica que contemple a dimensão da cultura, incluindo a construção das relações de gênero que passaram a permear as relações na sociedade interiorana paulista, transformada em um palco de contradições entre o público e o privado, entre o moderno e o arcaico. Pensando nessa perspectiva é que tomamos como objeto o estudo das imagens e das representações femininas visando aflorar o mundo de significações e dos conflitos e tensões que emergiram com a experiência urbana a partir do caso concreto – a cidade de Marília, em uma das múltiplas temporalidades percebidas e que foi denominada de Belle Époque Caipira .A avalanche de modernidades com seus instrumentos sonoros, como o rádio e produtores de imagens, como a difusão da fotografia e do cinema alteraram significativamente comportamentos e hábitos, possibilitando resignificar e ampliar as lutas pela cidadania (POSSAS, 2001). Observa-se neste sentido , principalmente na sociedade paulista dos anos 30, uma coexistência complexa de formas de violência física e principalmente simbólica, confirmadas pela presença de um discurso jurídico excludente associado às justificativas médicas que, aliás muitas delas ainda permanecem, com as devidas adaptações, até os dias atuais .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 4) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 1) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) .
Integrantes: Denilto Carlos de Carvalho – Integrante / Vanessa Berto – Integrante / Keity Carmona Basilia – Integrante / Lidia Maria Vianna Possas – Coordenador.
Financiador(es): Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Bolsa.
Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 4.

2003 – 2005

Projeto de extensão Universitária

Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação ( 3) / Mestrado acadêmico ( 1) .
Integrantes: Lidia Maria Vianna Possas – Coordenador.
Financiador(es): Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 2.

2002 – 2004

Imagens e Representações Femininas no Processo de Modernização das Cidade Paulistas: estudo da violência simbólica

Descrição: Projeto do Grupo GUTO _ Gestão Urbana de trabalho Organizado.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação ( 3) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) .
Integrantes: Lidia Maria Vianna Possas – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

2001 – 2002

História do Lugar

Descrição: História dos bairros da cidade de Marília.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) .
Integrantes: Lidia Maria Vianna Possas – Coordenador.
Financiador(es): Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Bolsa..

2000 – 2000

Criação do Grupo de Estudo: memória, história e relações de gênero – Módulo I

Descrição: Analisar as representações, as imagens e as falas das militantes integralistas na busca de novos significados que permitam compreender as permanências e as mudanças de comportamentos, atitudes e valores da sociedade brasileira dos anos 30 e, sujeitos que sempre estiveram às margens..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação ( 5) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) .
Integrantes: Janete da Silva Lopes – Integrante / Jefferson Rodrigues Barbosa – Integrante / Carlos Eduardo França – Integrante / Keity Carmona Basilia – Integrante / Daniel Henrique Lopes, – Integrante / Lidia Maria Vianna Possas – Coordenador.
Financiador(es): Cnpq Pibic – Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Bolsa / Fundação Unesp – Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3.

1999 – 2001

As mulheres do Sigma: uma história incompleta. As experiências das atividades integralistas, 1932-1938

Descrição: O projeto de pesquisa encaminhado ao Departamento de Ciências Políticas e Econômicas da FFC da UNESP/Marília em dezembro de 1998 e concluído em 2001. Seus resultados ainda se fizeram sentir em 2004 e podem ser apreciados através de uma série de : trabalhos apresentados em Congressos e Seminários; orientações de Iniciação Científica CNPq/PIBIC (concluídas 3 ) e Mestrado( 1 em andamento); várias publicações em 2004, ressaltando-se : POSSAS, L. M. V.” Vozes Femininas na correspondência de Plínio Salgado( 1932-1938). Ângela de Castro Gomes ( org). Escrita de Si. Escrita da História. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2004, p.257-277POSSAS, L. M. V e BERTONHA, F. Plínio Salgado, meu pai. Resenha. IN: Revista TEMPO, Rio de Janeiro, UFF, nº 16, 2004POSSAS, L. M. V. (org) Integralismo: Novos Estudos e Reinterpretações. Rio Claro, Arquivo Municipal de Rio Claro, 2004 POSSAS, L. M. V. “O Integralismo e a Mulher”. IN: Integralismo: Novos Estudos e Reinterpretações. Rio Claro, Arquivo Municipal de Rio Claro, 2004POSSAS, L. M. V. ” Estudo da Correspondência : A invenção e representação na escrita auto referencial: a militância integralista( 1932-1938) p.89-111 IN: Revista do Arquivo Rio Claro, 2004, n.2 Essas publicações tiveram repercussão internacional devido ao contato acadêmico com a Drª Sandra McGee Deutsch, da University of Texas- El Paso que fez referências às referidas publicações em seu artigo ” Cristian, Homemakers and Transgressors. Extreme Right-Wing Women in Twentieth-Century Brazil”, publicado em 2004, no Journal of Women’s Historry, vol.16, nº3, p.124-137..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 3) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) .
Integrantes: Daniel Henrique Lopes – Integrante / Janete da Silva Lopes – Integrante / Jefferson Rodrigues Barbosa – Integrante / Lidia Maria Vianna Possas – Coordenador.Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 5.

1992 – 1994

Olhando para os Telhados. Busca da identidade histórica. Resgate da memória e do patrimônio dos 38 municípios jurisdicionados a DRE Bauru.

Descrição: Projeto de natureza interdisciplinar. Identidade histórica de 38 municípios, trabalhando com 4 Delegacias de Ensino (Bauru, Jaú, Lins e Lençóis), 232 UEs, buscando resgatar memória, patrimônio e tradições. Integraram a equipe docentes da UNESP, docentes da USC, docentes da Rede Oficial Estadual e assistentes técnicos de História e Geografia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 0) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) .
Integrantes: Nilson Ghiraldelli – Integrante / et al – Integrante / Lidia Maria Vianna Possas – Coordenador.
Financiador(es): Fundação Para o Desenvolvimento da Educação – Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioPostar Comentário