Laboratório Interdisciplinar de Estudos de Gênero/LIEG – UNESP, Campus de Marília

O LIEG foi criado em 2010, por ocasião do Edital MCT/CNPq/SPM-PR/MDA nº 020/2010, ao propor um projeto O impacto da(s) Teoria(s) Feminista(s) na criação e implementação de Políticas Públicas no enfrentamento à violência contra as mulheres, com objetivo de enfrentar e analisar as práticas de violência doméstica, sendo contemplado com o apoio financeiro. Considerando a amplitude do campo da pesquisa em uma perspectiva comparativa com dois municípios Marília/SP e Maringá/PR, houve a necessidade de criar um espaço/local adequado e fixo, de ampliar a composição do número de pesquisadores, envolvendo alunos de Iniciação Cientifica, pôs graduandos e professores de Ciências Sociais e Pedagogia.

Com a perspectiva de análise do gênero em interseção com outros marcadores sociais da diferença como raça, classe e geração (entre outros), passou-se a examinar como essas características sociais se constroem mutuamente e articulam na conformação de diferenças, posições de sujeito e desigualdade ou privilégio social. Como as instituições locais que estavam envolvidas com as práticas de violência doméstica agiam e conduziam procedimentos junto à gestão municipal e os encaminhamentos de ordem jurídica.

Em 2013, o LIEG, passou a integrar o Instituto de Políticas Públicas /IPPMar da UNESP, na cidade de Marília, trabalhando em parceria com pesquisadores dos cursos de relações internacionais e arquivologia co9m a Pós Graduação, Linha 2 – “Cultura, Identidade e Memoria”.

Em 2017, iniciamos um novo projeto intitulado Sobrevivência(s) e violência de gênero no espaço acadêmico:  avanços, ambiguidades e perspectivas/CNPq para o triênio 2016-2019.

Nossa proposta é incentivar e atuar para o fortalecimento do campo dos estudos de gênero em diálogo com epistemologias e metodologias das ciências das humanidades e como espaço para parcerias inovadoras os com movimentos sociais, movimentos feministas e os coletivos.. Estamos conectados com outros núcleos/centros de pesquisa existentes no pais e no exterior através de  redes digitais e contamos com a colaboração de  novos  pesquisadorxs interessadxs em realizar Pós doutoramento o que tem contribuído para ampliação da Equipe do LIEG e da produção cientifica  nesse campo de estudos.

Nossas reuniões

Nossas reuniões acontecem na UNESP – campus II, na Av. Vicente de Ferreira, 1278.
Para participar de nossas reuniões, entre em contato pelo facebook ( clicando aqui ) para obter informações de datas e horários das reuniões.

Nosso grupo

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioPostar Comentário