A presença da diversidade é um dos princípios básicos de cidadania e representa a efetivação do direito à diferença, criando as condições e ambientes em que as pessoas/estudantes  sintam-se inseridos  e possam agir em conformidade com seus valores individuais.

Nosso proposito em falar sobre diversidade e propor  que ela se efetive no espaço acadêmico é um dos princípios éticos que defendemos.  O  Laboratório Interdisciplinar de Estudos de Gênero/ LIEG da UNESP, campus de Marília  tem procurado enfrentar  todas as  formas de violência de gênero que excluem e rotulam os indivíduos. Para tanto fazemos parcerias com outros grupos/projetos visando  compartilhar de ações e atividades  que atuem nesse sentido  da inclusão social .

Os enfrentamentos são  diários  e estamos atentxs em somar com outras inciativas e projetos  que, simultaneamente, contemple e respeite as diferenças particulares dos indivíduos, embora as instituições, os currículos e os métodos educacionais tendam a ser homogeneizantes, fato que historicamente marca a educação institucionalizada e que excluiu – e ainda exclui – uma parcela significativa de educando.

Para nós, o Laboratório Interdisciplinar de Estudos de Gênero/ LIEG da UNESP não pretende criar foros  divergentes e segregacionistas como está sendo  ressaltado na FFC, com falas de docentes da direita que refutam  a presença de uma ” trindade maldita composta de estudos de raça, classe e  gênero”, de abordagens dentro desse espectro, ao referir a ‘ Gênero, Sexualidade e feminismos”( FOLHA    https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2019/07/professores-de-direita-do-pais-querem-se-unir-em-associacao.shtml ) .

Estamos com o pesquisadoras(es)  atentxs à temáticas que envolvem perspectivas da interseccionalidade  de gênero, raça, sexualidade e procuramos  nos referenciar com  argumentos e boa  fundamentação teórica  que  a  condução de nossa pesquisas ” exigem . Não  temos preocupações  de estar á ” esquerda”  e muito menos á direita, . como alguns desavisados querem constar.  A a matéria da FOLHA, com algumas  falas é esclarecedora sobre os  temas ainda considerados uma ”  trindade maldita”

Nosso trabalho e empenho é contribuir com  a produção  de conhecimento que liberte e garanta cidadania efetiva para todxs os indivíduos.

https://www2.unesp.br/portal#!/uab/cursos-de-extensao-universitaria/educacao-para-a-diversidade-e-cidadania/