Dando sequencia a Programação Semestral do ProfSocio/UNESP, campus de Marília  os professores : Lidia Possas e Daniel Lopes  estão oferecendo  a Disciplina Teoria das Ciências Sociais 2  –  29/09, 20/10 e 24/11 e 1/129 das 8:00hs-17:00hs)

A temática proposta: 

  1. Natureza e Cultura
  2. Indivíduo e Sociedade
  3. Etnocentrismo
  4. Identidade
  5. Juventudes

Na 1ª aula( 20/09) tratamos da introdução do debate: Natureza e Cultura , com os seguintes autores:

  • ACHARYA, A. e BUZAN, B. Why is there no non-Western international relations theory? An introduction. 2007
  • BAUMAN, Z. Ensaios sobre o conceito de cultura. Rio de Janeiro: Zahar, 2012
  • Resenha OPSIS, Catalão-GO, v. 14, n. 2, p. 425-429 – jul./dez. 2014
  • BOURDIEU,, Pierre. O campo científico. In: Bourdieu P. Sociologia, Organizador: Renato Ortiz, Coordenador: Florestan Fernandes, 1994.
  • BIDASECA, K. Fracturas de la modernidad: fugas identitárias y transficuraciones culturales. CLACSO, Bogotá, 2013.
  • ______ OBARRIO e SIERRA( comp) Legaqdos, genealogas y memorias porcoloniais: escritos fronterizos desde del Sur. Ed Godot, 2013
  • GARCÉS, M., Nueva ilustración radical, Barcelona, Anagrama, 2017
  • CUNHA, Manuela Carneiro da. Etnicidade: da cultura residual mas irredutível. In: Cultura com Aspas e outros ensaios / Manuela Carneiro da Cunha. São Paulo: Cosac & Naify. 2014, p. 235- 258. https://fredericomb.files.wordpress.com/2017/03/cunha-manuela-carneiro-cultura-e-cultura-cultura-com-aspas.pdf
  • LARAIA, Roque de B. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
  • Melucci, Alberto (2001): A invenção do presente: movimentos sociais nas sociedades complexas.Rio de Janeiro: Vozes.
  • — (1997): Juventude, tempo e movimentos sociais.Revista Brasileira de EducaçãoN°5-6. São Paulo: anped.
  • MIÑOSO, Yuderkys. Espinosa; et. al. Tejiendo de otro modo: Feminismo, epistemología y apuestas descoloniales em