Violência de gênero no contexto da lusofonia – Portugal e as retornadas

No próximo dia 15/10, quinta-feira, às 14hs, acontecerá, via Google Meet, o debate “Violência de gênero no contexto da lusofonia – Portugal e as retornadas”,  promovido pelo LIEG – Laboratório Interdisciplinar de Estudos de Gênero (LIEG)/ UNESP/Marília e pelo IPPMar – Instituto de Políticas Públicas de Marília/SP. O debate contará com a presença de duas…

Veja mais

Conferência de Abertura do IV Encontro Nacional – GT Estudos de de Gênero Anpuh – 30/11/2020

É com imenso prazer que anunciamos nossa Conferência de Abertura! E como primeira e ilustre convidada, temos o prazer em receber Heloísa Buarque de Almeida: doutora em Ciências Sociais pela UNICAMP e que, atualmente, trabalha como professora da USP, no Departamento de Antropologia. Seus estudos têm ênfase em: gênero, mídia, marcadores sociais da diferença, família,…

Veja mais

Há perspectivas de vivermos ditaduras ou estamos vivendo uma onda de desdemocratização?

Um estudo da DeMaX (Democracy Matrix). que avalia itens de Liberdade , Igualdade e Controle Legal   em 179 países, desde 1900, demonstra que não houve golpes militares e instalação de Ditaduras formais , mas de regimes Híbridos  que mesclam democracia com autocracia. Segundo Hans-Joachim Lauth (  Professor da Universidade  de Wurzburg) , Alemanha a ” democracia estagnou,…

Veja mais

Projeto Educando para a Diversidade /UNESP convida para Seminário de Debates ” Universidade e Diversidade” : Inscrições abertas

O Projeto Educando para Diversidade convida a toda a comunidade acadêmica (Ouvidorias, Coletivos, Servidores, Discentes, Pesquisadores, Educadores) para a participação no Seminário de Debates Universidade e Diversidades cujo propósito é construir um espaço coletivo de debate e compartilhamento de experiências no trabalho com o enfrentamento às violências e desigualdades no ambiente universitário; Serão quatro encontros…

Veja mais

Inscrições abertas para IV Encontro Nacional do GT de Gênero da ANPUH/SP

Estão abertas as inscrições para participação e apresentação de trabalhos no IV ENCONTRO NACIONAL DO GRUPO DE TRABALHO ESTUDOS DE GÊNERO – ANPUH/SP – Espaços e caminhos dos Feminismos: História, diversidade e resistências. O evento acontecerá de forma online nos dias 31/11, 01 e 02/12 de 2020. ATENÇÃO AOS PRAZOS DE INSCRIÇÃO: 19/10 – APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS…

Veja mais

Primeiro romance escrito por uma mulher árabe ” Damas da Lua” vence o Internacional Booker Prize

A autora do livro,  Jokha Alharti é  originada de Omã, pais da Península  Arábica. Seu romance  alcançou uma das honrarias literárias de maior prestigio do  Reino Unido – o  prestigioso Man Booker International Prize.. Intrigada com a sua  proposta e o interesse em conhecer um pouco mais sobre as mulheres no mundo árabe comecei a…

Veja mais

Universidades Inglesas : Chegou a hora de rever seus processos de reclamação por má conduta sexual para proteger seus alunos!!!!

As Universidade da inglaterra  diante da Ementa de Lei das Relações Raciais ( 2000)  que exigiu que todas as instituições  do setor público elaborassem planos de ação sobre a igualdade racial e  outras leis que vieram – Lei da Igualdade ( 2010)- exigindo  que políticas diversas confluíssem para um documento:  o  Plano  Único de Igualdade.…

Veja mais