Debates Contemporâneos na Era do #Hastag: gênero, colonialidade, diversidade e masculinidades

Resumo: Objetiva-se constituir um Grupo de docentes, estudantes e interessadas(os) de órgãos municipais como Coordenadorias e Secretarias para refletir sobre perspectivas teóricas e metodológicas no tempo histórico na Era do #Hastag em dimensão da história global que privilegie os estudos de gênero, de Interseccionalidade e a diversidade para uma educação inclusiva.  Pretende-se articular a produção e pesquisas realizadas por pesquisadoras/es da UNESP e de Unidades Universitárias Nacionais e Internacionais, convidadas, de modo a articular parcerias acadêmicas e trocas de experiências, que possibilitem a atualização através de uma rede digital. Apurar as questões teóricas ligadas às temáticas como colonialidade de poder e de gênero, as estruturas de poder sexuadas e “generificadas”, a constituição das subjetividades hierarquizadas, racializados e de suas interfaces com outras categorias das relações sociais tais como classes, etnias, sexualidades e gerações nos contextos nos quais elas se constituem. Os debates serão realizados a partir de leituras e fichamentos prévios dos artigos indicados à priori de modo a garantir a participação das/os envolvidas/os.

Pesquisador(a) participanteUniversidade
Prof.ª. Lidia M V PossasUniversidade Estadual Paulista -FFC /UNESP – Coord. LIEG e GT Gênero ANPUH SP
Prof. Paulo Eduardo Teixeira   Universidade Estadual Paulista FFC/UNESP – Coordenação IPPMar
Prof.ª Hillary C. Hanner  Escuela de Historia de la Universidad Diego Portales (Chile)
Prof.ª Claudia Maia  Universidade Estadual Montes Claros/MG
Prof.ª Emilia Barbosa  University of Science and Technology em Rolla, Missouri – USA
Profª. Daniela Cardoso Mourão  Universidade Estadual Paulista/UNESP Guaratinguetá
Profº Leonardo Lemos de Souza  Universidade Estadual Paulista/ UNESP Assis 
Profª Marina Vieira de CarvalhoUniversidade Federal do Acre /UFAC
Prof.ª. Ana Carolina E. Coelho Soares  Universidade Federal de Goiás/UFG

Programa completo: