Pesquisa

Projetos

Resumo: Analisa o papel das ouvidorias, parte da estrutura das três universidades paulistas, historicizando sua trajetória até a sua instalação, na UNESP, em 2005, onde encontramos registros sobre a necessidade e importância junto à comunidade local /campi.

Projeto completo, clique aqui

Resumo:  Esse projeto investiga a violência de gênero nas universidades a partir de veículos da imprensa e principalmente das redes sociais digitais, tentando compreender a dinâmica das relações de gênero e as razões da formação de grupos de resistência, como os coletivos estudantis, que utilizam essas mídias como extensão do espaço físico para melhorar as ações de resistência dentro e fora do ambiente universitário.

Projeto completo, clique aqui

Resumo: O presente projeto visa investigar as práticas e representações – trotes e festas acadêmicas – nas relações estudantis, de docentes e funcionários que tem gerado, perpetuado e minimizado a violência de gênero na Universidade Estadual Paulista e contribuir para a efetivação de políticas de combate e erradicação das violências de gênero, bem como delinear estratégias para uma cultura da convivência que suplante a da violência. Abrir um espaço de diálogo onde diferentes expectativas entre distintas áreas e grupos da comunidade universitária possam ser contempladas que, via de regra, se apartam e competem por poder. 

Projeto completo, clique aqui

Resumo: Explorar as práticas sociais e a violência de gênero vivenciadas no ambiente universitário, analisando as relações permeadas por posturas sexistas, misóginas visando explicar a existência e as permanências da “cultura do estupro”. Serão pesquisadas as formas de impedimento de diferentes corporificações, evitando as mediações e interpretações que impossibilitam as falas dos sujeitos bem como as distintas resistências que se fazem presente no convívio acadêmico e que possui uma história. 

Projeto completo, clique aqui