Um estudo da DeMaX (Democracy Matrix). que avalia itens de Liberdade , Igualdade e Controle Legal   em 179 países, desde 1900, demonstra que não houve golpes militares e instalação de Ditaduras formais , mas de regimes Híbridos  que mesclam democracia com autocracia.

Segundo Hans-Joachim Lauth (  Professor da Universidade  de Wurzburg) , Alemanha a ” democracia estagnou, mas o retrocesso não leva ao surgimento de ditaduras”.

A Índia considerada até então ” a maior democracia do Mundo , perdeu seu status em 2019 , inaugurando  um exemplo tipico de de ” desdemocratização”. “Com uma população de 1.366 bilhão de habitantes entrou na rota  autocrática com a perda de liberdade religiosa  repressão à protestos, violação dos direitos humanos  e crise de coalizão com o Judiciário.

Mais de 107 países  perderam a qualidade democrática, sendo que o  Brasil se encaixa  em um dos  principais exemplos  da onda de desdemocratização, ao lado da Hungria, Turquia e Servia.

Os países considerados pelo  estudos como sendo TOPS  da democracia são; Dinamarca, Noruega, Suécia, Alemanha, Holanda  , sendo os que tiveram  maiores perdas de pontos a Bolívia, Sudão, Benin, Nigéria e a Índia.

https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2020/09/mundo-vive-onda-de-desdemocratizacao-afirma-estudo.shtml