Nós, do Laboratório Interdisciplinar de Estudos de Gênero (LIEG) da Unesp de Marília, fomos prestigiar uma importante e esclarecedora palestra do Prof. José Ignacio Pichardo Galán, da Universidade Complutense de Madrid.

O evento sobre Educação e Diversidades Sexogenéricas (LGBTQI+), aconteceu no dia 15 de agosto no anfiteatro Manoel Lelo Belotto da UNESP de Assis, organizado por Leonardo Lemos, prof. do departamento de psicologia social e educacional.

Discutimos criticamente a etimologia do termo “fobia”, enquanto algo não individual, mas que está presente na estrutura social. Os diferentes tipos de homofobias, lesbofobias, transfobias, discriminações e violências que são ensinadas e normalizadas em nossa sociedade. E como “não discutir o tema” se torna uma forma de invisibilizar e manter as situações de violências contra as diversidades sexogenéricas. E levantamos questões sobre a Heteronormatividade, que articula normas de gêneros e padrões comportamentais, e quando não seguidos, expressam violências e discriminações sobre existências e expressões de gênero não normativas.

O Cultura e Gênero e o LIEG agradecemos à oportunidade que eventos como este trazem, de ampliar nossas discussões sobre gênero e sexualidade. Foi um dia muito produtivo para todxs!!

 

 

O