Precisamos falar de Gênero na Escola!

A aluna de doutorado pelo Programa em Ciências Sociais da UNESP/MARÍLIA, Camila Rodrigues da Silva,  leciona aulas de Sociologia e Geografia na E.E. José Ambrósio dos Santos e por meio de projeto Interdisciplinar levou o debate de Gênero para a escola.

A I Semana da Mulher da E.E. José Ambrósio dos Santos – “Mulheres emPODERadas” teve como objetivo desenvolver ações de prevenção e conscientização a partir de um trabalho educacional de humanização, respeito e informação, nas quais homens e mulheres devem caminhar juntos rumo a igualdade de direitos e de oportunidades.

A temática abordada para o ano de 2019 – “Misoginia: da decadência ao empoderamento” teve como objetivo ressaltar que, por muito tempo ser mulher era sinônimo de não ter direitos e assim, elas não podiam estudar, trabalhar, votar ou se interessar por qualquer assunto que não fosse cuidar de filhos e dos deveres domésticos. Felizmente, ao longo da história, muitas mulheres deixaram e deixam importantes contribuições sociais, culturais e científicas à humanidade.

Como encerramento da Semana foi proposta uma Exposição temática, envolvendo mulheres de destaque na história.

A Exposição pôde ser visualizada na própria escola, na Diretoria de Ensino de Marília e na UNESP/Marília!

 

Cronograma de Ações

  • Explicação do Projeto aos estudantes;
  • Pesquisa biográfica na SAI de cada personalidade feminina, previamente selecionada dentro de cada disciplina (Sociologia, Filosofia, Português e História);
  • Formatação da pesquisa biográfica dentro dos moldes pré-estabelecidos (Regras ABNT);
  • Acompanhamento do professor responsável;
  • Roda de conversa DSTs Aids, gravidez na adolescência.
  • Exibição e discussão do Filme: “Eu não sou um homem fácil”;
  • Apresentação sala a sala dos cartazes sobre as personalidades femininas;
  • Palestra Violência de Gênero Coletivo Feminino de Marília;
  • Abertura Oficial da Exposição – cartazes das personalidades femininas aberta ao público;
  • Encerramento da Semana da Mulher com coquetel.

O projeto teve caráter interdisciplinar e além de envolver as disciplinas de humanidades em sua realização, envolveram as demais disciplinas nas seguintes tarefas:

  • Disciplina de Artes: Apresentar e analisar o papel e a representação da mulher na linha do tempo, tendo como processo de criação a elaboração de cartazes.
  • Disciplina de Matemática: Apresentar dados estatísticos sobre violência contra a mulher (violência doméstica, feminicídios)
  • Disciplina de Química e Biologia: Apresentar informações sobre gravidez na adolescência, DSTs, etc.
  • Disciplina de Educação Física: Apresentar a participação das mulheres no esporte do decorrer da linhagem histórica.