O Calendário Nacional Brasileiro celebra o Dia do Índio. 19 de abril , sempre comemorada com narrativas perpassadas por uma visão heteronormativa onde os indígenas como seres abstratos sempre aparecerem no cenário publico sem a discussão necessária sobre as suas vidas e na condição de sobreviventes em sua própria terra. .
O Portal Catarinas traz novas olhares e novas vozes através da denuncia de Amaue Jacintho, indígena Guarani Nhandeva, do Paraná. As questões de debates são primordiais envolvendo território, corpo, saúde em um contexto etnocida onde os Povos Indígenas em nosso país estão imersos desde a colonização ao silencio de suas existências, ao desaparecimento intencional de suas culturas e o assassinato de suas lideranças
Amaue Jacintho, 34 anos, é estudante de Ciência Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL).. No início da pandemia, em abril 2020, ao vivenciar as violências e injustiças na Terra Indígena (TI) São Jerônimo, no Norte do Paraná, a indígena Guarani Nhandeva decidiu utilizar suas redes sociais para dar apoio às mulheres vítimas de ameaças, xingamentos, espancamentos, entre outras violações.
As mulheres res indígenas e suas famílias tiveram suas casas incendiadas e foram expulsas da Terra Indígena por não aceitarem as opressões patriarcais, machistas e misóginas O conflito ocorreu na terra que é compartilhada dividida por três povos: Guarani, Kaingang e Xetá. Diante das violações ( casa invadidas e pertences roubados) prestaram queixa na Delegacia de Polícia para registrar um o Boletim de Ocorrência, sendo informadxs pela policia que essa nãoi poderia intervir. Por que? Alianças associadas à conivência politica dos poderes locais com os grandes empresários do agronegócio?
O desmatamento aumenta substancialmente com a interferência do grande capital e do governo. Trata-se de um crime ambiental que o Brasil vem sendo acusado por não cumprir os protocolos assinados.
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais/INPE confirma que desmatamento no pais cresceu 9,5% entre agosto de 2019 e julho de 2020 quando comparado com a temporada anterior e essa politica destrutiva tem interferido diretamente na vida das comunidades indígenas da região.
Ver Portal Catarinas – .Filhas da Terra: Amaue, a mulher indígena que vive refugiada durante a pandemia | Portal Catarinas e https://g1.globo.com/natureza/noticia/2020/11/30/amazonia-teve-11-mil-km-de-desmatamento-entre-agosto-de-2019-e-julho-de-2020-aponta-inpe.ghtml