Incêndio do Museu Nacional( 1818) : lamentável perda patrimonial e documental

Não temos palavras para exprimir o sentimento de perda  do incêndio que provocou a destruição do Museu Nacional  da Quinta da Boa Vista, patrimônio do país  e sendo uma das mais antigas  instituições, fundada por Dom João VI em 1818 e que foi também  residencia de D. Pedro I (1824 -1831). Recentemente , recebeu homenagens pelos seus  200 anos de existência.

Seu acervo era de mais de 20 milhões de peças sendo  referência para pesquisas cientificas em vários  campos do conhecimento. .

A documentação pessoal e profissional de Bertha Lutz ( 1894 – 1976)  estava nos  arquivos documentais do Museu .

Ela  inciou sua carreira como bióloga.Foi  uma das responsáveis pela criação das  bases do  feminismo no Brasil; teve relevante  protagonismo em varias esferas de atuação: representou o pais na Assembleia Geral da Liga das Mulheres  Eleitoras/EUA;  foi  advogada, formada em 1933  e elegeu-se deputada federal em 1936. Participou da delegação brasileira na Conferencia do Ano Internacional da Mulher, no México, em 1975).

Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2018/09/03/diretor-do-museu-nacional-evita-estimar-perdas-apos-incendio.htm?cmpid=copiaecola