As atividades do segundo semestre de 2021 do Laboratório Interdisciplinar de Estudos de Gênero continuam! A nossa ação de extensão “As epistemologias do sul e a Violência de Gênero: Queixas, Reclamações – uma Pedagogia Feminista?” teve seu quarto encontro no dia 21 de outubro com a exposição da professora Emilia Barbosa, da University of Science and Technology em Rolla – Missouri nos EUA, dos principais aspectos do livro Complaint! de Sara Ahmed.
Sara Ahmed é uma escritora feminista e acadêmica independente. Estuda e trabalha com feminismo interseccional, teoria queer e com estudos sobre raça. Sua pesquisa tem como foco como os corpos e os mundos tomam forma e como o poder é assegurado e desafiado no dia a dia das culturas institucionais, especificamente das universidades.
Obteve título de bacharel em Inglês, Filosofia e História com honras na Universidade de Adelaide, na Austrália, em 1990. No ano de 1994, se tornou PhD no Centro de cultura e teoria crítica na Universidade de Cardiff. Em 2001 passou a lecionar Estudos Feministasna Universidade de Lancaster, onde ficou até 2005, quando passou a lecionar sobre raça e cultura em Goldsmiths, na Universidade de Londres, onde inaugurou e foi a primeira diretora do Centro de Pesquisa Feminista da universidade. Sua experiência na Goldsmiths terminou em 2016, quando Sara pediu demissão do seu cargo como forma de protesto pelo fracasso da universidade em lidar com as questões envolvendo assédio sexual.
A autora mantém o blog Feminist kill joys no qual publica diversos textos e ensaios. O blog surgiu enquanto ela escrevia o seu livro “Viver uma vida feminista”, e tem como objetivo traçar experiências do cotidiano da experiência de ser feminista, entretanto, repensando aspectos chaves da teoria feminista. O blog tem como proposta que essa história seja escrita em conjunto, e por isso continua sendo atualizado com os novos projetos da autora.
Atualmente, seu foco principal é estudar e escrever. É autora de mais de 10 livros, sendo os mais recentes Complaint! (2021), Living a Feminist Life (2017), The Cultural Politics of Emotion (2014).
Também continua seu trabalho como palestrante e participando de eventos públicos, como o que ocorrerá no dia 28/10, quinta-feira. A nossa quinta sessão da atividade de extensão do LIEG contará com a presença de Sara Ahmed e você poderá acompanhar a repercussão desse evento nas redes sociais: Instagram (@culturaegenero.lieg), Facebook (Cultura e Gênero) e Twitter (@liegunesp).
Informações sobre a biografia de Sara Ahmed retiradas do conteúdo coletado e traduzido por Beatriz Labadessa de Oliveira, estudante de graduação em Ciências Sociais (UNESP/FFC), bolsista PIBIC 2020-2021 e pesquisadora em formação do Laboratório Interdisciplinar de Estudos de Gênero (LIEG).