As atividades do segundo semestre de 2021 do Laboratório Interdisciplinar de Estudos de Gênero chegaram ao fim! A nossa ação de extensão “As epistemologias do Sul e a Violência de Gênero: Queixas, Reclamações – uma Pedagogia Feminista?” teve seu nono e último encontro no dia 09 de dezembro com a participação de Rodrigo Perez Oliveira, doutor em História Social pela UFRJ e professor adjunto de Teoria da História na UFBA, onde atua na graduação e na pós-graduação.
O professor convidado ficou responsável por nos apresentar alguns aspectos importantes no processo de elaboração de um projeto de pesquisa. Nós do LIEG, enquanto um grupo heterogêneo de pesquisadoras/es, prezamos pela boa qualidade do fazer ciência. Apesar de toda discussão em torno da prevalência do cânone científico europeu, tão criticado pelas epistemologias do Sul, o grupo considerou importante nos apropriarmos dos instrumentos necessários para dar continuidade à carreira acadêmica enquanto pesquisadoras feministas estraga-prazeres.
Portanto, partindo desse lugar do olhar da criticidade metodológica das teóricas e teóricos do Sul, é possível construir um projeto de pesquisa que aborde todas essas questões. No entanto, no encontro com professor Rodrigo, focamos nos principais componentes de um projeto e o que caracteriza cada um deles. Nos aprofundamos sobre a Introdução, Justificativa, Objetivos, Discussão Teórica, Metodologia do trabalho e quais os primeiros passos que devem ser tomados na elaboração de uma boa pesquisa no geral.
As gravações, textos e fichamentos de todas as sessões ficarão disponíveis no link do drive divulgado para email de inscrição! Agradecemos a todos, todas e todes que fizeram parte da nossa trajetória em 2021. Pedimos que acompanhem o último post desse ano, para mais informações sobre nossos próximos passos em 2022.