O coletivo genis, em sua página do facebook, soltou uma nota de repúdio ao ocorrido com a Escadaria da Unesp de Botucatu. Pintada em 2013 por estudantes e integrantes do coletivo feminista Genis, contra casos de assédio, violências e trote machista, a escadaria se tornou simbolo da luta feminista dentro da Universidade! E HOJE (26/10/2018) amanheceu pintada de cinza! CENSURADA!
Estamos vivendo tempos obscuros e de inúmeros ataques à democracia! Por isso começamos nosso post fazendo menção à musica “Gentileza” de Marisa Monte.
Nós do grupo Cultura e Gênero e LIEG da Unesp de Marília, apoiamos o Coletivo Genis e declaramos repúdio a qualquer manifestação de violência e censura a liberdade de expressão!
E enquanto mulheres pesquisadoras lutamos pelo direito de se posicionar e contra o silenciamento das existências de mulheres e lgbtqia+!
#ELENÃO !
Reproduziremos a carta aqui, na íntegra:
“[CARTA DE REPÚDIO]
Hoje, 26/10, nos deparamos com a violência no campus da Unesp de Botucatu: nossa escada, recentemente repintada pelas mulheres do Coletivo Feminista Genis, foi alvo de REPRESSÃO nesta manhã!
Agentes desconhecidos passaram tinta CINZA por TODA a escadaria, dizendo que houve “DENÚNCIA DE CRIME ELEITORAL”. Estamos apurando de onde veio a ordem para podermos tomar provisões. Minhas caras e meus caros, isso chama-se DITADURA!
Como podem ver na foto da escada anterior, os únicos dizeres de cunho político eram “#ELENÃO” e “DEMOCRACIA”. Somos um coletivo, lutamos contra o fascismo e contra qualquer candidato machista, homofóbico e racista. Temos o DIREITO E O DEVER de nos expressarmos, isso chama-se LIBERDADE DE EXPRESSÃO, a qual nos foi tirada essa manhã! Além do mais, temos autorização da diretoria do câmpus para pintarmos a escada.
MAIS UMA UNIVERSIDADE SENDO ALVO DE REPRESSÃO!
Unesp Botucatu não se calará!
Coletivo Feminista Genis NÃO SE CALARÁ!
#ELENÃO DEMOCRACIA SIM! ABAIXO A DITADURA!”
https://www.facebook.com/coletivogenis/
Abaixo fotos da Escadaria: