Relevante artigo da professora socióloga norte americana da Universidade de Maryland , que tem se debruçado sobre os Estudos afro-Americanos , principalmente sobre o movimento feminista negro e as distinções conceituais que vieram distinguir a atuação de teóricas feministas negras das comunidades negras em geral.
Collins explica o “Pensamento feminista negro: consciência e a política do empoderamento”. Ver YOTUBE , sua explicação legendada. Patricia Hill Collins explica PENSAMENTO FEMINISTA NEGRO
A partir do conceito de ” Mulherismo” – womanism/ womanist and womanish, introduzido pela escritora e ativista feminista negra Alice Walker ( 1983, autora também da ” Cor Purpura “/1983. Premio Pulitzer) e do artigo In Search Our mothers Gardens” que elaborou uma relevante reflexão diante das divergências existentes , onde se inclui o feminismo e a supremacia branca nos EUA e uma luta contra o “ racismo sistêmico”.
Referenciando outras autoras, acadêmicas negras , COLLINS, aprofunda a discussão sobre o feminismo negro e suas inconstâncias internas diante da opressão de gênero , considerado uma categoria relevante das feministas brancas .
O texto pode ser lido no Cad. Pagu no.51 Campinas 2017 Epub Dec 18, 2017
http://dx.doi.org/10.1590/18094449201700510018
RESUMO
O texto aborda as “diferenças e semelhanças” entre o mulherismo e o feminismo negro no contexto das tradições afro-americanas. A autora considera que esse debate reflete o desafio básico de acolher a diversidade das mulheres negras. Mas, por que o nome dado ao ponto de vista das mulheres negras é tão importante? Por que a busca por uma definição para explicitar o ponto de vista crítico das mulheres afro-americanas esconde muito mais do que revela, pois na busca de uma unidade conceitual deixamos de lado, ou perdemos a questão mais importante: compreender como as vozes das mulheres negras coletivamente constroem, afirmam e mantêm um ponto de vista auto definido e dinâmico.
Ver também
Alice Walker. 2017 Patricia Hills Collins