Harvard pune professor após 40 anos de assedio contra varias mulheres

A Universidade Harvard, dos Estados Unidos, cassou o título de professor emérito do sociólogo Jorge Dominguez, especialista em estudos latino-americanos de sua Faculdade de Artes e Ciências e vice-reitor de assuntos internacionais da instituição entre 2006 – 2015, além de ser  proibido dar aulas e participar de eventos em suas instalações.

A punição ocorreu após  muitas denuncias  de  docentes, estudantes, funcionarias  e so obteve êxito  com a instalação de um processo de investigação  que  concluiu sobre a pratica de comportamentos abusivos. E assediou sexualmente pelo menos 18 alunas e funcionárias ao longo das últimas quatro décadas.

Entre as mulheres que o denunciaram se encontra  a cientista politica Terry Karl, quando era professora assistente em Harvard e hoje professora emérita em Stanford. O professor  em 1983 foi punido com  suspensão por 3 anos , mas continuou  no âmbito universitário em sua carreira. a carreira. Quanto a Karl, um dos  dirigentes sugeriu que ela deixasse a universidade , prometendo   um  cargo  em YALE. ” Nunca fui apoiada pela universidade , nem na época, nem agora”

A universidade também prometeu investigar o comportamento de seus dirigentes, em meio a críticas de que o pesquisador foi mantido nos quadros de Harvard e até promovido apesar de repetidas denúncias de assédio.

A  noticia na integra está na revista PESQUISA FAPESP, Junho/2019, Ano 20, N.280, pag.10