Avanços – UNESP concederá bolsas de caráter emergencial para alunas que se tornarem mães

Segundo reportagem da Folha de São Paulo, do dia 1 de dezembro de 2021, a Unesp (Universidade Estadual Paulista), vai oferecer a partir do próximo ano bolsas para alunas que se tornarem mães durante a pós-graduação ou a graduação. Elas receberão o pagamento pelo período de seis meses.

De acordo com Isabela Palhares, escritora da reportagem, a iniciativa, em caráter emergencial, faz parte de um plano da universidade para evitar a evasão das mulheres na comunidade acadêmica e científica após a maternidade. A concessão de bolsas irá acontecer primeiro como um projeto-piloto.

Alguns dados apresentados no texto nos auxiliam a compreender a complexidade e importância de dar visibilidade à questão da maternidade, tanto para a universidade quanto para as pesquisadoras em geral. “Nos últimos cinco anos, 156 professoras da universidade tiraram licença-maternidade e 32 não retornaram ao trabalho —ou seja, mais de 20% deixou a vida acadêmica após se tornar mãe”.

A matéria escutou Maria Valnice Boldrin, pró-reitora de Pós-Graduação da Unesp, que diz: “É um dado que nos deixou muito alarmados, porque se trata de docentes que receberam o recurso financeiro para o período da licença-maternidade e mesmo assim se afastaram da universidade. Para as alunas, a situação é ainda pior, já que não têm nem mesmo o suporte financeiro”.

Conforme a reportagem, a Unesp também deve votar nas próximas semanas uma minuta determinando que as mulheres não podem perder o vínculo com os programas de pós-graduação por ao menos seis meses após a maternidade. “Hoje, as mulheres correm o risco de serem desligadas por não acompanhar as atividades nesse período ou não conseguir cumprir os prazos de produção científica. É um absurdo”, diz Boldrin.

Para Boldrin: “Em todo o mundo está ocorrendo esse movimento para que a comunidade acadêmica seja menos excludente com as mulheres, menos punitiva com quem está criando uma criança. Tivemos diversas gerações de pesquisadoras prejudicadas, imagine quantas cientistas e descobertas perdemos por essa exclusão”.

Legenda e créditos da imagem destacada: Candidata durante prova do vestibular da Unesp 2021; bolsas maternidade também serão válidas para alunas de graduação – Priscila Bernardes/Divulgação Vunesp.

Trechos retirados da reportagem “Unesp vai oferecer bolsa para alunas que se tornarem mães na pós ou na graduação” de Isabela Palhares.