Paulo Freire (1921-1997) nasceu em Pernambuco, na cidade de Recife, e deu início à sua vida enquanto professor de língua portuguesa no Colégio Oswaldo Cruz. Em 1943 ingressou na Faculdade de Direito do Recife e, depois de formado, continuou atuando como educador de português no mesmo colégio e de filosofia da educação na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Pernambuco. Seu primeiro projeto usando o Método de Alfabetização Paulo Freire ocorreu em 1962 na cidade de Angicos no sertão do Rio Grande do Norte, quando 300 trabalhadores da agricultura foram alfabetizados. O projeto ficou conhecido como “Quarenta horas de Angicos”.
Durante a época da ditadura militar de 1964-1985 aqui no Brasil, Freire ficou exilado por 5 anos no Chile, onde desenvolveu trabalhos em programas de educação de adultos no Instituto Chileno para a Reforma Agrária. Em 1969, lecionou na Universidade de Harvard e por 10 anos foi consultor especial do Departamento de Educação do Conselho Municipal das Igrejas em Genebra, na Suíça. O educador viajou por vários países atuando enquanto consultor educacional. No retorno ao Brasil foi professor da UNICAMP e da PUC. Atuou como Secretário de Educação da prefeitura de São Paulo na gestão de Luísa Erundina em 1989.
No dia 19 de setembro desse ano o educador completaria 100 anos de vida e, como uma das comemorações e homenagens à sua figura, nossas atividades de extensão da Roda de Conversa estão sendo elaboradas a partir de práticas pedagógicas-metodológicas freirianas. Paulo Freire dedicou grande parte de sua vida à alfabetização e à educação da população mais vulnerável. Hoje, sua biografia, obras e feitos são devidamente reconhecidos mundialmente e nacionalmente, apesar dos ataques que o patrono da educação brasileira vem sofrendo nos últimos anos.
A nossa proposta de Roda de Conversa estabelece uma relação direta com a pedagogia crítica e libertária de Paulo Freire, pois a produção de momentos singulares de partilha, do exercício da escuta e da fala representam uma experiência transformadora na vida dos/as participantes. Nossa prática dialógica, inspirada em Freire, consegue realizar um intercâmbio de ideias mais democrático e participativo. A tentativa de não eleger um único porta-voz do saber ou uma hierarquia de saberes nos nossos encontros têm possibilitado mudanças na forma como nos relacionamos com os espaços da universidade, apesar do formato online das atividades. Portanto, nas reuniões do LIEG e da Roda de Conversa temos construído em conjunto novos olhares, sentidos e discursos diante o mundo e nossa realidade.
Indicação de leitura das obras de Paulo Freire, que têm inspirado nossa prática pedagógica-metodológica: Pedagogia do Oprimido (1968) e Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa (1996).
Referência utilizada para pesquisa sobre biografia de Paulo Freire: Disponível em: https://www.ebiografia.com/paulo_freire/. Acesso em: 29 set. 2021