Primeiros encontros da Roda de Conversa “As Epistemologias do sul e a Violência de Gênero: Queixas, Reclamações – uma Pedagogia Feminista?”

As atividades do segundo semestre de 2021 do Laboratório Interdisciplinar de Estudos de Gênero já começaram! A nossa ação de extensão “As epistemologias do sul e a Violência de Gênero: Queixas, Reclamações – uma Pedagogia Feminista?” teve seu primeiro encontro no dia 02 de setembro com a exposição da Professora Lídia Possas, da UNESP-Marília, do texto Sex and Power in the University publicado na Annual Review os Critical Psychology em 2018. As autoras do texto fazem parte de um grupo de feministas indianas e, nesse texto, situam a violência de gênero nas universidades como um problema que está sendo vivido e combatido de forma global. A professora Lídia fez uma apresentação de slides com os principais pontos abordados pelas autoras e, logo em seguida, realizamos nossa roda de conversa aberta, surgiram dúvidas, queixas e depoimentos que possibilitaram o aprofundamento sensível e teórico do tema.

O segundo encontro ocorreu no dia 16 de setembro com a exposição do Professor Wlaumir Doniseti de Souza, sociólogo e antigo membro da Academia de Letras de Ribeirão Preto, de seu próprio capítulo intitulado Patriarcado, Patriarcalismo e Neopatriarcalismo: por um debate terminológico de uma longa história do livro Cultura e Diversidade na resistência ao retrocesso (2021). O professor apresentou uma síntese com os principais pontos do texto e, logo em seguida, abriu o debate para nossa roda de conversa. Os conceitos trazidos pelo professor são trans-históricos, ou seja, são formas estruturais de dominação, controle e exploração de gênero que assumem novas roupagens ao longo da história para estabelecerem sua hegemonia. A discussão posterior à apresentação proporcionou um aprofundamento de diversas questões e dos respectivos conceitos (suas formulações, influências, inspirações teóricas, metodológicas e etc.).

Nossas atividades seguirão até novembro desse ano e continuaremos atualizando nosso site sobre cada encontro. Acompanhe nosso trabalho nas redes sociais: Instagram (@culturaegenero.lieg), Facebook (Cultura e Gênero) e Twitter (@liegunesp).