Terceiro encontro da Atividade de Extensão LIEG 2022

As atividades do primeiro semestre de 2022 do Laboratório Interdisciplinar de Estudos de Gênero continuam! A nossa ação de extensão Construindo Diálogos “Sobrevivência e Oralidade: (ins) escrevendo vozes, corpos e existências” teve seu terceiro encontros no dia 28 de abril, com a exposição da Professora Valéria Barbosa Magalhães, docente da EACH/USP e coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em História Oral e Memória (GEPHOM/USP).

Nessa terceira sessão debatemos e refletimos acerca da discussão sobre ética nas pesquisas de história oral e das atuais perspectivas e casos dos comitês de ética em pesquisa. A fala da professora foi guiada a partir dos argumentos e ideias presentes em seu capítulo, componente do livro História Oral como experiência: reflexões metodológicas a partir de práticas de pesquisa. O debate foi essencial para reflexionarmos sobre as condições impostas a nós enquanto pesquisadoras e, especificamente, das questões de gênero e sensíveis à necessidade de estudar e olhar para o outro.

As metodologias e técnicas de pesquisa, em algumas das múltiplas correntes da História Oral, evocam tencionar as relações estabelecidas entre pesquisador e pesquisado. Partimos do entendimento de que o objeto do estudo, na realidade, possui agência e deve ser analisado conforme sua condição de sujeito ativo na sociedade. O LIEG, enquanto um grupo multidisciplinar, pôde apropriar-se de um fazer ciência que tenta subverter e alterar o modo como nos relacionamos com a pesquisa. Dessa forma, foi possível criar uma rede de pessoas resistentes aos moldes tradicionais da História e das Ciências Sociais, que nos aprisionam e limitam nossos meios de exercer a profissão.